A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

sábado, fevereiro 18, 2006

Pretextos para lançar o caos...

Saudações!

É com desdém, que verifico como todos os máximos representantes europeus, parecem "agachar-se" perante a revolta islâmica contra as, mediáticas, caricaturas sobre Maomé...
Afirmam e reafirmam que a sua (dos islâmicos) fúria é justificável perante semelhante blasfémia contra a sua religião...
Bom, na minha opinião, a base da educação é o respeito... logo , com liberdade de expressão ou não, há certas coisas que deveriam ser contidas. É o caso das blasfémias e "chacotas" que têm como base, a religião. Liberdade de expressão é uma coisa... liberdade ofensiva através da expressão, é outra.
Certamente que, também acho, a reacção dos islâmicos exagerada e despropositada... senão vejamos um exemplo comparativo: Algures em Espanha foi apresentada uma exposição de "arte" (sim, pois...). Ora uma das esculturas compunha uma batalha militar (tanques, artilharia, etc.), no meio figurava uma imagem de Jesus Cristo a segurar um missil na mão...
Acho que não é preciso dizer nada...
Algum europeu se manifestou, ou andou aos tiros, ou a queimar edificios, ou a oferecer recompensas pela cabeça dos autor(es) da "obra"??
Julgo que o catalisador desta revolta islâmica, despoletada pelas caricaturas, tem origem em grupos radicais e terroristas que aproveitaram a ocasião para semear o caos e a desordem.
E eu pergunto...Porque é que os nossos "líderes" não assumem uma posição de defesa do nosso povo em vez de se rebaixarem perante qualquer reivindicação que é feita pelo Mádio Oriente? (pois é... parece que a "febre do ouro negro" ainda não passou...)

Em suma, não concordo com as caricaturas nem com qualquer forma de arte que tenha como objectivo denegrir a religião, seja ela qual for; a religião é algo de muito pessoal e íntimo...
Mas também não concordo com a reacção, furiosa, do povo islâmico e dos seus líderes religiosos, que mais parecem terroristas, incitando à morte os autores das caricaturas... Será que não percebem que dessa forma só estão a dar razão àqueles que as fizeram??

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho inconcebível qualquer movimento pseudo-intelectual contra a integridade e liberdade das pessoas e a favor da exclusão racial, como é o caso da extrema-direita. A pureza da raça e outras atrocidades do género são ideias metafísicas mirabolantes contra-natura (se a natureza do ser-humano não fosse fundamentalmente nómada, motivada pela necessidade de sobrevivência, o que seria da Europa, se não fosse povoada pelo Homem primitivo de ÁFRICA...?) e revelam uma mentalidade medieval à escala da de qualquer fundamentalismo. Pode invocar todas as razões históricas que quiser, mas as coisas serão sempre aquilo que são.
Aproveito para dizer que repudio veementemente o ideal fascista porque a Liberdade e o bem-estar das pessoas em geral e em particular são valores inalienáveis por que uma sociedade se deve reger, assim como abomino o princípio de que há-de haver sempre alguém mais válido do que alguém - é sobretudo por esta ideia de quererem ser superiores que retornam à vossa pequenês.
Que Deus vos perdoe. Não é verdade que perante Ele somos TODOS iguais, sem distinção? Ou será que saltam essa parte...?

Se se quiser dar ao trabalho, responda-me para recantomedieval@iol.pt

10:43 da manhã  
Blogger Cipriano said...

Não sei o que tem isso a ver com o post, mas tudo bem...
Quanto à sua pequena "palestra" devo dizer que, pelo menos no meu blog, não tem razão de ser... até porque partilho consigo, opinião, em parte dos pontos que apontou.
Com outros não concordo, mas compreendo que eles são fruto de uma "programação" social feita pela sociedade esquerdista, actual.
O fascismo/nazismo, na sua essência, não pressupõe a superioridade racial ou a falta de "bem-estar"...
Se me disser que Hitler difundiu o ideal de "Mein Kampf", tem razão; mas uma coisa não implica outra...
Hitler poderia ter-se servido de qualquer outra ideologia politica para chegar a essa "teoria racial".
O que acontece é que, "quem escreve a história são os vencedores" e ainda hoje quando alguém fala em Nazismo/Fascismo existe, imediatamente, a tendência de pensar em Auschwitz e afins... Quando uma coisa não tem relação com a outra...
Joseph Estaline assasinou, igualmente, milhões de pessoas, mais do que aquelas que morreram nos campos de concentração durante a Guerra; e não é por isso que hoje o Comunismo é uma ideologia diabolizada e excluída.
Tente explorar mais este campo das ideologias e garanto-lhe que se irá surpreender e verificar que as coiasa não são bem o que os actuais partidos políticos e media, apregoam...

4:26 da tarde  
Blogger Cipriano said...

P.S.- Uma última curiosidade... sabia que o nazismo não é "extrema direita", sequer? Nazismo, significa, nacional-socialismo... O socialismo é baseado em teorias esquerdistas.

4:29 da tarde  
Blogger Mestre de Aviz said...

Se Deus quisesse que fossemos todos iguais, não nos tinha feito de vários cores.

6:37 da tarde  
Blogger Mestre de Aviz said...

*várias

6:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

8:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11:06 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home